CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

(5 CILASCI)

DATAS IMPORTANTES

15/02/2019
15/01/2019
Envio de resumos
01/03/2019
30/01/2019
Aceitação de resumos
30/04/2019
15/04/2019
Envio de artigos
24/05/2019
30/04/2019
Aceitação de artigos
31/05/2019 Envio da versão final do artigo
15/07/2019
17/07/2019
Congresso Ibero-Latino-Americano em Segurança Contra Incêndios

Apresentação do Congresso

Os Congressos Ibero-Latino-Americanos de Segurança contra Incêndios (CILASCI) são realizados de dois em dois anos, com o objetivo de divulgar o trabalho científico e técnico no campo da segurança contra incêndios em Portugal, Brasil, Espanha e outros países da América Latina, integrando os diferentes atores envolvidos nesta área do conhecimento.

A primeira edição do congresso Ibero-Latino-Americano em Segurança Contra Incêndios, CILASCI 1 foi realizado no Natal (Brasil) entre os dias 10 e 12 de março de 2011. O segundo congresso CILASCI 2 foi realizado na cidade de Coimbra (Portugal) entre os dias 29 de maio e 1 de junho 2013. A 3ª e 4ª edição deste congresso foram realizadas no continente Sul Americano.

O CILASCI 3 foi realizado em Porto Alegre (Brasil) entre os dias 3 a 6 de novembro 2015, enquanto que o CILASCI 4 foi realizado no Recife (Brasil) entre os dias 9 e 11 de Outubro de 2017.

O CILASCI 5 terá lugar na cidade do Porto (Portugal) de 15 a 17 de julho de 2019.

Oradores Convidados

CONTROLO DE FUMO EM COMPARTIMENTOS: SIMULAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

speaker
JOÃO VIEGAS
Laboratório Nacional de Engenharia Civil

João Carlos Godinho Viegas licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1987. Em Junho de 1999 defendeu no IST a dissertação de doutoramento intitulada “Segurança contra incêndios em edifícios. Modelação matemática de incêndios e validação experimental”, realizada com base em estudos experimentais e simulações computacionais desenvolvidos no LNEC. Em Abril de 2008 apresentou em provas públicas um Programa conjunto de Investigação e Pós-graduação para a obtenção do título de Habilitado para o Exercício de Funções de Coordenação Científica, intitulado “Utilização de ventilação de impulso em parques de estacionamento cobertos”.

É Investigador Principal com Habilitação e desempenha funções como Diretor do Centro de Instrumentação Científica do LNEC. É docente da cadeira de cadeira de Engenharia da Segurança ao Incêndio do Mestrado em Segurança contra Incêndios Urbanos e do Doutoramento em Engenharia da Segurança ao Incêndio, organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, na qualidade de Professor Associado Convidado, sendo responsável por essa cadeira.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS DE GRANDE ALTURA

speaker
ROSARIA ONO
Universidade de São Paulo

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), obteve o Mestrado em Engenharia na Universidade de Nagoya (Japão) e Doutorado na FAUUSP. Foi Pesquisadora do Laboratório de Segurança ao Fogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) entre 1991 e 2002. Desde 2003, é docente do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem como linhas de pesquisa a Segurança contra Incêndio em Edificações com ênfase em saídas de emergência e proteção passiva, a Segurança no Uso e Acessibilidade, além da Avaliação Pós‐Ocupação.

A NOVA GERAÇÃO DAS PARTES 1‐2 (VERIFICAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO FOGO) DOS EUROCÓDIGOS 1, 3 E 4

speaker
PAULO VILA REAL
Universidade de Aveiro

Paulo Vila Real é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, onde exerceu, entre outros, os cargos de Vice-Reitor para a área da Cooperação com a Sociedade, Inovação e Transferência de Tecnologia, Presidente do Conselho Científico, Diretor do Departamento de Engenharia Civil, Diretor de Curso do Programa Doutoral em Engenharia Civil e Coordenador da Unidade de Investigação RISCO – Riscos e Sustentabilidade na Construção.

É autor ou co-autor de dois livros sendo um deles internacional e de mais de 300 artigos publicados em revistas e atas de congressos internacionais e nacionais. Editou 4 livros internacionais e 9 livros nacionais. Pertence ao corpo editorial de revistas internacionais e nacionais. É um dos quatro membros da direção do movimento SiF – Structures in Fire. É o Presidente do “Project Team”, SC3.T6 responsável pela escrita da nova geração da parte 1.2 (fogo) do Eurocódigo 3 a concluir em 2020 e o Presidente da Comissão Técnica nº 3 (TC3) – Segurança ao Fogo de Estruturas Metálicas da “European Convention for Constructional Steelwork” (ECCS). É Vice-Presidente da direção da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista e membro da direção da APMTAC – Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional.

A Ordem dos Engenheiros outorgou-lhe o nível de qualificação profissional de Membro Conselheiro em 2018 e o título de Especialista em Estruturas em 2007.

CARACTERIZAÇÃO DA REAÇÃO AO FOGO DE MATERIAIS

speaker
DANIEL ALVEAR
Universidade de Cantabria

Engenheiro Industrial e Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de Cantabria, especializado em segurança contra incêndios. Professor Titular da Universidade e desde 2012 Diretor do grupo de investigação GIDAI Segurança contra Incêndios - Investigação e Tecnologia na mesma Universidade. Responsável académico pelo curso de mestrado e doutoramento em Engenharia Industrial na Universidade de Cantábria. Co-autor em mais de cem publicações sobre segurança contra incêndio em periódicos e fóruns de alto impacto científico. Investigador responsável em mais de 30 projetos de investigação sobre o assunto. Membro do conselho editorial das revistas científicas Fire Safety Journal e Fire Technology. Perito do subcomité nacional AEN CTN23 / SC6 Reação ao fogo. Desde 2015, é o responsável da delegação Espanhola no subcomitê de segurança de incêndio ISO92 / SC4 e especialista em seus grupos de trabalho. Desde 2016, o Prof. Alvear é o presidente do subcomitê nacional AEN CTN23 / SC8 "Engenharia de segurança contra incêndios".

RISCOS DE INCÊNDIO E PROTECÇÃO

speaker
SERGEY DOROFEEV
FM GLOBAL (Massachusetts)

Dr. Sergey Dorofeev é Vice-Presidente e Diretor de investigação de Riscos e Sistemas Proteção contra Incêndios da divisão FM Global Research. Sergey Dorofeev trabalha na FM Global desde 2004. Obteve seu grau de doutor em Ciências e PhD pelo Instituto Kurchatov, em Moscovo; grau de mestre e de bacharel pelo Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo. Sergey Dorofeev tem mais de 30 anos de experiência em incêndios, explosões, prevenção e segurança industrial. É membro do Fórum Internacional de Diretores de Investigação contra Incêndios, do Instituto Americano de Engenheiros Químicos, da IAFSS e da NFPA. Participa no Conselho de Administração do Instituto de Dinâmica de Explosões e Sistemas Reativos e nos conselhos editoriais de várias revistas em Ciências da Energia e da Combustão.